19 December, 2018

Para Refletir

cora.png

Desenvolvimento Sustentável

Conceito de Desenvolvimento Sustentável:

“É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades” (Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum, da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento – ONU).

 

Carta dos princípios empresariais para o desenvolvimento sustentável da Câmara Internacional do Comércio   

(Iternational Chamber of Commerce - ICC)

1) Prioridades

Reconhecer a gestão ambiental entre as mais altas prioridades das corporações como um fator determinante para o desenvolvimento sustentável. Estabelecer políticas, programas e práticas para conduzir operações de uma maneira ecologicamente correta.

2) Integração

Integrar plenamente estas políticas, programas e práticas em cada negócio como um elemento essencial da gestão empresarial em todos os níveis funcionais.

3) Melhoria Continua

Continuar melhorando as políticas, programas e o desempenho ambiental, tendo em vista os futuros desenvolvimentos tecnológicos, um maior entendimento científico, as necessidades dos consumidores e aspirações legais como ponto de partida, aplicando-se os mesmos critérios internacionalmente.

4) Capacitação dos Empregados

Educar, treinar e motivar os empregados a conduzir suas atividades de uma maneira ecologicamente responsável.

5) Estudos de Impactos Ambientais

Avaliar os impactos ambientais antes de iniciar uma nova atividade ou projeto e antes de desativar uma instalação ou deixar um local.

6) Produção responsável

Desenvolver e fornecer produtos e serviços que não provoquem impactos ambientais indevidos, que sejam seguros no seu uso intencional, que sejam eficientes no consumo de energia e recursos naturais, e que possam ser reciclados, reutilizados ou seguramente depositados.

7) Educação Ambiental

Aconselhar, e quando necessário for, educar clientes, distribuidores e o público em geral sobre o uso, transporte, estocagem e disposição final segura dos produtos fornecidos, aplicando considerações similares ao fornecimento de serviços.

8) Instalações e Operações

Desenvolver, conceber e operar instalações, bem como conduzir atividades tendo em vista o uso sustentável dos recursos renováveis e a disposição final responsável e segura dos resíduos.

9) Pesquisar

Conduzir ou financiar pesquisas sobre o impacto ambiental da matéria-prima, produtos, processos, emissões e outros resíduos associados ao empreendimento, assim como sobre os meios de minimizar seus impactos negativos.

10) Abordagem Cautelosa

Modificar a produção, a comercialização ou o uso de produtos e conduzir atividades, no sentido de prevenir degradações sérias e irreversíveis do meio ambiente, de acordo com o entendimento técnico-científico.

11) Prestadores de Serviços

Promover a adoção destes princípios pelos prestadores de serviços e fornecedores da empresa. Quando necessário, requerer melhorias nos seus procedimentos, a fim de torná-los consistentes com os princípios da empresa, encorajando sua plena adoção.

12) Plano de ação para emergências

Desenvolver e manter, onde existir perigo significativo, planos emergenciais em parceria com os serviços de socorro, autoridades competentes e comunidade local, reconhecendo o potencial dos impactos além dos limites da própria instalação.

13) Transferência de Tecnologia

Contribuir na transferência de tecnologias ecologicamente saudáveis e de métodos gerenciais entre os setores públicos e privados.

14) Ajudar na educação ambiental

Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, programas inter-governamentais e comerciais e iniciativas educacionais que garantam a proteção ao meio ambiente e a consciência ecológica.

15) Responder às preocupações sociais

Fomentar a transparência e o diálogo com os empregados e o público, antecipando e respondendo suas preocupações quanto aos impactos e ameaças potenciais de operações, produtos, detritos e serviços, incluindo aqueles de significação global e regional.

16) Conformidade e Comunicação

Medir o desempenho ambiental; conduzir auditorias ambientais e avaliações de acordo com as exigências e princípios legais e da própria empresa. Fornecer periodicamente, para a direção, acionistas, empregados, autoridades e o público em geral, as informações apropriadas.



A utilização da norma ISO 14001 é indicada para as empresas que comprometem a praticar os princípios acima.