24 September, 2018

Para Refletir

ndio.png

A Gota D'água

O Espaço Público desta terça-feira, 10/02, recebe o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu. Na entrevista, ele fala sobre planejamento e gestão dos recursos hídricos brasileiros: desafios e soluções para a escassez de água que atinge vários estados do país, em especial a região sudeste.
Em recente declaração para a imprensa, Andreu afirmou que as medidas adotadas pelo governo do Estado de São Paulo são positivas, porém, apresentam vulnerabilidades. “As obras até aqui anunciadas são importantes, não há duvidas, mas padecem de duas grandes fragilidades: nem ficarão prontas para serem solução de curto prazo, nem são relevantes o suficiente para evitar novas crises no longo prazo.” Segundo ele, a transparência na gestão da crise dará a verdadeira dimensão do problema.
Em um outro artigo publicado em parceria com o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Teixeira, Vicente Andreu diz que o desafio para uma efetiva gestão dos recursos da água é a implementação dos planos de bacias hidrográficas. Segundo o texto, outras iniciativas também tem importância, como atlas de abastecimento urbano de água e despoluição elaborados para todos os municípios do país, em articulação entre a Agência Nacional de Águas e o Ministério das Cidades.
O programa Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior. Participa como jornalista convidada Cynara Menezes, da revista Carta Capital.